A Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe analisou os resultados divulgados pelo Ministério da Economia, acerca do comércio exterior sergipano no mês de agosto, com base nos dados do Comex Stat, divulgados nesta semana. O resultado aponta mais uma elevação no processo de vendas de produtos sergipanos para o mercado internacional, com crescimento de +25,8% diante de agosto do ano de 2021. A soma atingiu 7,16 milhões de dólares em valores FOB, aumentando em US$ 1,47 milhão, sendo o maior valor para agosto desde 2017, e foi distribuída em 26 tipos de produtos, com destaque para suco de laranja, óleos essenciais de laranja e aquecedores elétricos de água. Os principais países de destino foram a Holanda, Bélgica e Estados Unidos.
O processo de importação sergipano totalizou 22,1 milhões de dólares, com aumento de +89,7% nas transações em valores FOB, elevando em US$ 10,5 milhões, com os principais produtos sendo coque de petróleo, fertilizantes e gás natural. Os maiores fornecedores do período foram Rússia, China e Estados Unidos. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou os resultados obtidos por Sergipe em agosto.
“Estamos exportando bem mais que nos últimos anos, mas ainda estamos longe do que podemos promover em termos de vendas internacionais. Neste ano já crescemos em 120% diante das exportações do ano passado e isso é muito importante para nosso estado. E temos a perspectiva de elevar ainda mais nossa capacidade de exportação, pois as ações que temos desenvolvido para o comércio exterior, por meio de nosso programa de internacionalização de negócios, estão dando resultados sólidos. Com as novas ações que estamos desenvolvendo com a CNIA e o Sebrae, certamente as empresas de Sergipe irão aumentar muito mais sua capacidade exportadora e aumento da pauta de exportação do estado”, comentou Marcos Andrade.
A receita corrente em valores FOB do comércio exterior sergipano atingiu no acumulado de janeiro a agosto, US$ 72,4 milhões, apresentando um crescimento significativo diante de 2021 e sendo o maior valor para o período desde o ano de 2012. Os países que mais compraram produtos sergipanos em 2022 foram Bélgica, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Japão, por ordem de valores investidos nas empresas locais.
Notícias Relacionadas
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Faturamento do comércio cresce quase 14% em 2022
- Sergipe encerra 2022 com aumento de 11.732 novos empregos
- Fecomércio renova convênio de representação internacional
- Natal Iluminado encanta visitantes e comerciantes
- Setembro apresenta elevação de 5 mil empregos em Sergipe
- Endividamento dos sergipanos mantém estabilidade em setembro