Promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Salvador (BA), aconteceu no período compreendido entre 22 e 24 de julho, o V Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Sistema Comércio. Realizado nas dependências da Federação do Comércio, o evento foi aberto pelo seu presidente e anfitrião, Carlos Amaral, que deu as boas-vindas aos participantes e disse ser muito importante para todas as entidades do Sistema Comércio, o alinhamento das ações estratégicas.
Dando continuidade, Amaral revelou ser esta a grande oportunidade que as federações estavam tendo para que pudessem se integrar melhor e os seus assessores ampliarem os relacionamentos e conhecer as realidades de perto, observando ações que estavam acontecendo em todo o país. Na sequência, a assessora de Comunicação da CNC, Cristina Calmon, agradeceu em nome do presidente da CNC, Antônio dos Santos, ao presidente da Fecomércio-BA pela bela acolhida e desejou um bom trabalho para o pessoal participante do evento, que tem a finalidade de discutir as principais ações de comunicação das entidades que compõem o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), além de alinhar estratégias.
Dando início à programação do encontro, foi feita pelo mediador Paulo Clemen, uma apresentação da dinâmica dos trabalhos a serem realizados nos três dias do evento e na sequência, houve a palestra da consultora de Comunicação Coorporativa, Cristina Mello, especializada em Marca e Reputação, que falou sobre “O Valor de uma Marca e a Reputação do Sistema”. Para ela, é preciso dar visibilidade para construir uma reputação positiva de uma marca e essa marca precisa ser gerida por todos, a fim de que se possa levar a instituição para frente, de forma positiva e inovadora.
No segundo dia do encontro, aconteceu um debate acalorado sobre a aplicação das marcas, depois que os representantes das federações do Rio Grande do Norte e de Rondônia apresentaram vídeos, com inserção incorreta das marcas. Em face dos diversos problemas surgidos em todo o país, com relação ao uso indevido das marcas, foi criado um Comitê de Aplicação das Marcas, para realização de um estudo pormenorizado sobre o assunto, com a participação de um representante das Fecomércio de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Bahia, Rondônia, Pará, Tocantins; dois representantes da CNC; quatro do Sesc e quatro do Senac e mais um especialista em auditoria externa.
No último dia do evento, foi feita uma apresentação de cases por representantes das seguintes federações: Sueli Batista (MT), Dalton Costa (GO), Lucila Nastácia (PE), César Gonçalves (PR), Luciano Kleiber (RN) e Marcos Nascimento e Liliana Torre (CNC). O anfitrião do encontro, Carlos Amaral, fez questão de assistir em companhia de alguns dos seus diretores, todas as apresentações de cases, a fim de saber o que vem acontecendo em outras federações.
Para a assessora de Comunicação da CNC, Cristina Calmon, o encontro foi bastante produtivo. “Avançamos em vários pontos, a exemplo da questão da marca; a importância de um trabalho integrado para valorização da imagem do sistema; a troca de conhecimento e experiências com apresentação de cases das diversas federações. A cada encontro, o grupo vem se superando e só posso avaliar a sua realização como bem-sucedida. O encontro mostrou mais uma vez a importância de conhecermos sempre o que o outro está fazendo, para termos um trabalho integrado”, ressaltou.
Com relação às incertezas quanto à aplicação das marcas, Calmon, disse que para qualquer marca quando é logo lançada, existem as fases de reajustes. “Apesar das marcas da CNC/Sesc/Senac serem muito boas, têm ajustes que precisam ser feitos, porque é com o dia-a-dia que vamos percebendo a importância de definir melhor, o que não está muito claro no manual. Vamos ter que fazer alguns ajustes para que as marcas sejam aplicadas das formas mais corretas possíveis e que não haja banalização com o uso indevido”, afirmou, acrescentando que o próximo encontro poderá acontecer em Curitiba (PR). “A intenção da Fecomércio do Paraná em sediar o próximo encontro, foi demonstrado pelo seu assessor de comunicação César Gonçalves e todo o grupo viu isso com bons olhos. Agora, cabe ao presidente paranaense formalizar o convite ao presidente da CNC, ele aceitando, está tudo concretizado”, finalizou.
Notícias Relacionadas
- Projeto do Natal Iluminado é apresentado à Fecomércio
- Semana da Sergipanidade encanta público com o Barco de Fogo
- Em defesa dos manguezais
- Colônia de férias do Sesc Socorro é sucesso de público
- Esquadrilha da Fumaça encanta Aracaju no Aniversário da Cidade
- SuperVendas 2014
- Laércio palestra na abertura do 10º Congresso Brasileiro de Conventions Bureaux