A Semana da Sergipanidade, evento realizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, em parceria com o Governo de Sergipe, através da Funcap, e Prefeitura de Aracaju, que celebra a cultura e as raízes do estado, é consolidado como um palco para a diversidade da música local e, mais do que isso, como um ambiente que estimula o surgimento de novos talentos. A programação musical é um dos grandes atrativos do evento, abrindo espaço para que artistas da terra mostrem seu trabalho e conquistem visibilidade.
Com apresentações multirítimicas, a Semana da Sergipanidade é uma vitrine para jovens músicos que buscam espaço no cenário local, além de trazer nomes consagrados da música sergipana. Todos os dias, o evento uma parte significativa de sua programação para três atrações musicais, proporcionando a esses artistas a oportunidade de se apresentarem em eventos de grande porte.
Segundo o presidente em exercício do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Alex Garcez, organizador do evento, a música tem papel central na construção da identidade cultural sergipana e, por isso, merece destaque especial nas celebrações. “Nossa meta é não só preservar as tradições, mas também incentivar os novos artistas a experimentarem e criarem. A Semana da Sergipanidade é esse ponto de encontro entre o passado e o futuro da música sergipana”, afirmou.
A Semana da Sergipanidade é uma realização conjunta do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o patrocínio da Eneva e apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Seteem), Energisa, Unoun Internet e Banco do Nordeste, através da Lei Paulo Gustavo.
A cantora Bia Aguiar, que se apresentou no domingo (20), vê na Semana da Sergipanidade uma oportunidade única para os jovens artistas. “É fundamental que eventos como esse existam para dar voz aos talentos locais. Está sendo muito legal, pois eu adoro essa preparação de shows e apresentações de nossos artistas. Estou muito feliz de poder apresentar um repertório tão legal, tão rico em sergipanidade, e muito feliz, além de tudo, em ser convidada para um evento tão legal quanto esse. Apresentei um show carregado de muita sergipanidade e muita qualidade, para o público presente, o que me deixou muito feliz”, disse a cantora.
O público tem se mostrado cada vez mais receptivo às novas sonoridades e aberto a descobrir esses talentos em ascensão. Nas apresentações da Semana da Sergipanidade, os shows têm atraído uma plateia vibrante, que canta junto com os artistas, durante apresentações.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Dia da Sergipanidade é marcado por moda e cultura
- Semana da Sergipanidade encanta público com o Barco de Fogo
- Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público
- Semana da Sergipanidade atrai 10 mil pessoas em sua abertura
- Vem aí a Semana da Sergipanidade!
- Vai Turismo discute realizações e apresenta novos desafios
- Sicofase realiza mais um Ciclo de Palestras