
Na manhã desta terça-feira (18), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE) recebeu a visita de representantes empresariais chineses para uma reunião estratégica sobre investimentos no estado. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, que recepcionou a comitiva formada por Paul Liu, presidente emérito da Câmara Brasil-China, Li Yi, consultor-sênior da Shenzen Pinsheny Supply Chain, Xiang Ye, CEO da empresa, Sang Zhenfeng, vice gerente-geral, e Li Xinxiang, chefe de contas.
A visita foi viabilizada pelo presidente do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social de Sergipe, Maurício Gonçalves, e pelo empresário Eduardo Porto, da LPS Trading, parceiro da Fecomércio. Também participaram da reunião, o coordenador do Instituto Fecomércio e gestor de negócios internacionais, Lucas Uriel Lima, e o chefe de comunicação e inteligência, o economista Marcio Rocha.
Durante a reunião, Marcos Andrade apresentou a estrutura do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e destacou as iniciativas voltadas para o fortalecimento do comércio e dos serviços em Sergipe. Ele enfatizou a importância da China como um dos principais parceiros comerciais do estado e ressaltou as oportunidades existentes nos setores de turismo, comércio, serviços, indústria e tecnologia. Andrade pontuou que os investimentos chineses podem gerar impactos positivos e rápidos na economia sergipana, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento local.
“A presença dessa delegação empresarial chinesa é de grande relevância para Sergipe, pois estamos mostrando o potencial do estado para receber investimentos estratégicos em diversas áreas. Nosso objetivo é construir parcerias sólidas e duradouras, que tragam benefícios para ambos os lados e impulsionem o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e oportunidades para os sergipanos”, afirmou Marcos Andrade.
O presidente da Fecomércio também mencionou o programa Primeiro Emprego, realizado em parceria com o Governo de Sergipe, que ganhou reconhecimento internacional ao ser apresentado no G20 Social e que será levado à Organização Internacional do Trabalho (OIT). O vice gerente-geral da Shenzen Pinsheny Supply Chain, Sang Zhenfeng, elogiou a iniciativa, relatando que coordenou um projeto semelhante para o governo chinês e destacando a importância de incentivar a empregabilidade dos jovens.
Li Yi, chairman da empresa chinesa, agradeceu a recepção calorosa e revelou que a missão da comitiva é estabelecer uma nova cadeia produtiva entre os dois países, inspirada na Nova Rota da Seda, que está em execução há uma década. Segundo ele, a intenção é ampliar as relações bilaterais e criar oportunidades de expansão para os estados brasileiros.
Sang Zhenfeng também elogiou o ambiente favorável ao empreendedorismo promovido pela Fecomércio, ressaltando a importância da parceria para fomentar negócios no Brasil. Por sua vez, Maurício Gonçalves explicou que o foco da delegação chinesa é investir em cidades com menos de um milhão de habitantes, visando aumentar a produtividade e o potencial econômico desses municípios.
Na ocasião, Marcos Andrade apresentou a pesquisa do Censo Empresarial do Centro de Aracaju, um estudo que busca identificar gargalos e oportunidades de investimento para fortalecer a economia local. Paul Liu, presidente emérito da Câmara Brasil-China, mostrou interesse nos resultados do levantamento e revelou que, em reunião com a prefeita de Aracaju, tomou conhecimento da pesquisa e espera utilizá-la como base para avaliar potenciais investimentos chineses na capital sergipana. Liu também destacou o potencial turístico de Aracaju, afirmando que investimentos estratégicos podem ampliar significativamente a atratividade da cidade como destino internacional.
A visita reforçou a intenção de estreitar laços entre Sergipe e a China, abrindo caminho para futuras colaborações e investimentos que impulsionem o desenvolvimento econômico do estado.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Laércio Oliveira faz palestra sobre atuação legislativa para Fecomércio/DF
Fecomércio busca parceria para ampliação do Sesc/ Senac
Comércio sergipano abriu 1.432 novas lojas em 2021
Economia e Direito Empresarial são discutidos no CNSE
Três mil comerciários participam da caminhada da Primavera
Missão internacional Sergipe-China é lançada em seminário
Lançada pedra fundamental de construção do Sesc/Itabaiana