Com o intuito de trazer qualificação para a produção de artesanato de barro no município de Santana do São Francisco, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac realizou uma visita técnica ao Mosteiro Zen Morro da Vagem, localizado na cidade de Ibiraçu, Espírito Santo.
A visita aconteceu nesta quinta-feira (20), e estavam presentes o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, os diretores regionais do Sesc e Senac, Aparecida Farias e Nilson Lima, respectivamente, o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, a primeira dama, Renata Roriz, a secretária de turismo de Santana, Kaysyane Santos, o secretário de Finanças de Santana, Johnata Fortes, o presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Jaldo Camilo, o presidente da Associação dos Artesãos, Edson Marques Barreto, o arquiteto do Senac-SE, Quiones Aquino, e o arquiteto da Secretaria do Trabalho de Sergipe, Alan Oliveira.

Acompanhados pelo monge Kendo, líder deste mosteiro zen que é o primeiro da América Latina, puderam entender sobre o processo de modelagem, confecção e vitrificação das artes de barro. Essas peças são produzidas de forma manual pela escola oficina de cerâmica Kanzeon, um projeto social de capacitação profissional, geração de renda e reinserção social que atua dentro do mosteiro.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe busca levar essa mesma profissionalização na produção de cerâmica com a instalação de uma nova unidade do Senac em Santana do São Francisco, que será voltada para capacitação da mão de obra de artesãos que vendem produtos de barro.
Para o presidente Marcos Andrade esta é uma oportunidade em que as entidades podem se unir, trabalhar em conjunto, para incentivar a geração de emprego e renda no município de Santana.

“A visita técnica é com o objetivo de mostrar a capacidade de vitrificar o barro. E aqui é um modelo não insalubre, onde o cooperativismo prevalece e onde a somação entre todas as partes, seja do governo municipal, seja do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, seja do governo estadual também prevalece. Ou seja, todos participam, todos se entendem e todos se somam em prol de um objetivo comum, que é a geração de emprego e renda e a qualidade das peças, já que tem designers também envolvidos”, afirmou o presidente Marcos Andrade.
Com a técnica de vitrificação do barro, os artesãos locais terão a oportunidade de alavancar as suas vendas e criar um produto com um maior valor agregado. Essa iniciativa, que vem sendo promovida em parceria com o Governo do Estado, além de qualificar o produto, busca ajudar na geração de emprego e renda e impulsionar o turismo na região do baixo São Francisco.

Santana do São Francisco é conhecida como a “Capital do Artesanato de Barro”, título oficializado pela Lei nº 8.981/2022, e atualmente possui cerca de 600 artesãos que trabalham em, aproximadamente, 40 olarias, ateliês e fabriquetas. Todo esse potencial será explorado e potencializado com a atuação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac dentro do município.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Famílias sergipanas elevam condição de endividamento
Potencialidades de Sergipe são apresentadas para governo chinês
Sistema Fecomércio celebra convênio com o Sindicato dos Radialistas
Fecomércio sorteia carro zero da campanha Natal no Centro
Chapa única concorrerá à eleição da Fecomércio
Dia dos Pais deverá movimentar 46 milhões neste ano em Sergipe
Votação Adiada