A casa do empresário sergipano, a Federação do Comércio, recebeu na tarde desta quinta-feira (12), os empresários do comércio varejista de combustíveis e lubrificantes para discutir com os agentes representantes de vários órgãos públicos, questões relacionadas à atividade do setor no estado. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, que convidou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alan Lemos, o presidente da Adema, Gilvan Dias, a superintendente regional do trabalho, Celuta Krauss, e a representante do ITPS, Maria Inez.
Foram discutidas questões relacionadas às adequações ambientais, de relações de trabalho, procedimentos de verificação e aferição de equipamentos, atualização da legislação relativa ao funcionamento das empresas do setor, que segundo os empresários, está defasada e precisa ser revista no âmbito municipal e federal. As temáticas apresentadas foram contrapostas pelos agentes públicos presentes e as explicações formaram entendimentos que serão colocados em prática pelas partes.
Um tema relevante na discussão foi a necessidade de combater o comércio irregular de combustíveis que prejudica o ramo como um todo no estado. Pequenos estabelecimentos que se caracterizam como postos de abastecimento têm prejudicado o mercado formal do comércio de combustíveis, utilizando-se de prerrogativas de especificidade, mas estão fugindo do escopo de sua atuação. O pedido dos empresários indicou que a atuação do comércio irregular é um agente nocivo ao trabalho das empresas e provoca fuga de consumidores dos postos, promovendo o encolhimento da atividade comercial, acarretando desemprego e fechamento de postos.
Assuntos relacionados ao meio-ambiente foram tratados e houve o entendimento de que as empresas do setor irão compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente, para poderem ter voz ativa na busca por estratégias que promovam soluções ambientais sustentáveis.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado Laércio Oliveira, destacou a importância do encontro dos empresários do setor de combustíveis com os agentes públicos, valorizando a mediação dos temas para encontrar os meios necessários de resolver os problemas e dar mais fluidez aos negócios.
“Discutir os problemas e fazer com que surjam propostas para solucionar os problemas que envolvem as empresas é o papel da Fecomércio. Aqui recebemos os representantes da Adema, secretaria de Meio Ambiente do município, ITPS e Superintendência Regional do Trabalho para encontrar os meios de fazer com que as empresas possam atuar com mais eficiência e qualidade. Respeitando os trabalhadores, consumidores, meio ambiente e público como um todo. Aqui, encontramos entendimentos importantes para vários assuntos, garantindo que as empresas possam trabalhar com regularidade de modo a crescerem e gerarem mais empregos”, comentou.
Participaram da reunião, o secretário executivo do Sindipese, sindicato que representa a categoria, Maurício Cotrim, o assessor legislativo do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Tiago Rangel e o superintendente do sistema, Maurício Gonçalves.
Notícias Relacionadas
- Comércio varejista apresenta elevação de 7,1% em janeiro
- Fecomércio instala Câmara de Gestão em Saúde
- PNAD-C: Empregadores crescem 97,5% em um ano
- Fecomércio empossa novos coordenadores de Câmaras Empresariais
- Confiança do empresário do comércio apresenta grande elevação
- Empresas sergipanas participarão de missão da Fecomércio para a China
- Sergipe registra o maior saldo de empregos formais da história em 2024