Na tarde de quarta-feira (25) o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolveu mais uma capacitação de qualificação das empresas. Intitulada “Como prospectar o Mercado Internacional”, a reunião ocorreu em um dos auditórios da Universidade Tiradentes, entidade receptora do projeto no estado de Sergipe, e contou com a presença de convidados e participantes do programa.
O objetivo da capacitação é trabalhar a importância da análise de mercado como forma de melhorar a competitividade e alcançar o mercado internacional. “O projeto busca preparar empresas de maneira direta, com essas capacitações, e de maneira indireta, através das comerciais exportadoras. Nesse sentido, o que nós buscamos, enquanto missão, é trabalhar a cultura de internacionalização para as empresas e para os convidados, que são as prefeituras e as instituições parceiras, como o SEBRAE, a Fecomércio, a SEDETEC, o IEL, o Banco do Nordeste, etc”, disse a monitora do PEIEX, Sandra Soares.
A capacitação contou com dois palestrantes. Um deles foi o consultor da Fecomércio, Luizandré Barreto, que ressaltou a importância de ministrar uma palestra voltada ao comércio internacional. “É fundamental tornar cada vez mais fácil, mais prático e mais claro, a comercialização internacional, seja comprando ou vendendo. A partir do momento que isso é orientado e instruído desde cedo, o setor começa a se tornar uma sociedade com mais conhecimento sobre o que é e como comercializar no mercado externo”, falou.
Na ocasião, Luizandré fez a apresentação oficial da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Sergipe-Brasil-China, da qual ele é o presidente. Para o superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, é importante que uma instituição de ensino sergipana seja a sede de reuniões voltadas ao comércio. “Nós da Federação do Comércio temos uma busca de importação e exportação e ainda vamos lançar a Câmara de Comércio Sergipe-Brasil-China. É fundamental que a Universidade Tiradentes continue com essa conceituação de trazer capacitação às empresas, com qualidade, com transparência e com profissionalismo”, declarou.
Outro palestrante da capacitação foi o Especialista em Design Gráfico e Comunicação Digital, professor Cleon Menezes, que destacou a internet como peça fundamental para o desenvolvimento do comércio. “Na palestra, eu falei sobre como adentrar em mercados de uma forma mais consistente, fazendo um estudo de dados. Ou seja, aproveitando a plataforma da internet e todas as informações que ela já disponibiliza, para que o empresário consiga entender que não necessariamente ele precisa estar lá, pois ele consegue angariar muitas informações no ambiente digital”, afirmou.
Um dos participantes da capacitação foi o representante da Empresa de Relações Internacionais da UFS, Ian Oliveira. A empresa júnior, da qual ele é gerente de marketing, possui um convênio com a Fecomércio e tem objetivo de promover ações direcionadas para a internacionalização dos negócios. Ian evidenciou a importância de manter uma relação com a Fecomércio e participar de capacitações.
“Isso e muito importante para nós, como futuros profissionais, e para a Fecomércio, pois a empresa acaba tendo um vínculo com a academia. Nós estamos sempre atualizados sobre as novidades na academia e, de certa forma, a empresa também se mantém atualizada. E participando destas capacitações, temos a oportunidade de ver profissionais que estão no campo de batalha, uma vez que isso incrementa a nossa formação e, também, a nossa futura contribuição para o estado de Sergipe”, disse.
Por Hugo Barbosa
Notícias Relacionadas
- Fecomércio renova convênio de representação internacional
- Fecomércio e Unit ampliam relações institucionais
- Fecomércio sedia Câmara Brasil-Portugal em Sergipe
- Exportações crescem 25,8% em agosto
- Programa eComex vem facilitar vida de empresários para comércio exterior
- Balança comercial de março registra aumento de 37,4% na exportação
- Análise da balança comercial de fevereiro