Nesta quarta-feira (1) ocorreu em Sergipe a abertura oficial da 18° edição da Semana do Pescado. No primeiro dia, os bares e restaurantes foram os protagonistas do evento, abrindo suas portas para o consumo de um cardápio especial de pratos feitos com pescados. O evento tem o objetivo de estimular os setores da pesca e dos bares e restaurantes que foram afetados pela pandemia do coronavírus. Este evento é uma ação colaborativa entre Fecomércio, Abrasel, Sebrae e Prefeitura de Aracaju.
A principal ação dos 15 dias dedicados à Semana do Pescado foi o incentivo do consumo deste produto em 32 bares e restaurantes associados à Abrasel que estão oferecendo para o público que compareceu uma gastronomia diversificada, com pratos baseados em peixe, camarão, salmão, sururu, entre outros produtos pescados. Para preservar a saúde das pessoas, os restaurantes promoveram um distanciamento social entre os clientes e disponibilizaram álcool em gel na entrada.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, a Semana do Pescado é uma iniciativa importante para estimular a economia em Sergipe, fortalecendo a cadeia produtiva de bares e restaurantes, além da cadeia da pesca e aquicultura.
“Estamos saindo de um período complexo provocado pela pandemia. A doença provocou danos sérios nas empresas do setor de alimentação e isso fez com que muitas fechassem as portas e outros reduzissem suas operações de forma sensível. E ações como essa da Semana do Pescado são importantes para que retomemos a capacidade de operação dessas empresas, levando pratos especiais com base no pescado para atrair as pessoas aos estabelecimentos. Isso é o começo de uma retomada definitiva do funcionamento da cadeia produtiva dos serviços de alimentação. Além de estimular a venda do pescado para as famílias, nos pratos especiais criados para o período e dando mais oportunidade de consumo do produto pescado pelas famílias com a compra na feira do pescado da próxima semana”, disse Laércio
A próxima ação da Semana do Pescado vai ser a “Feira dos Pescados” que acontecerá entre os dias 9 e 11 da próxima semana na área de eventos do Mercado Central de Aracaju. Vão ser, cerca de 80 bancas que irão comercializar somente pescados, movimentando, desta forma, a compra e venda desses produtos e o setor da pesca. Humberto Eng, coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura, destacou que a Semana do Pescado vem para fortalecer a cultura da pesca no estado.
“Essa ação já está consolidada do Brasil e precisava ser desenvolvida em Sergipe. Nós da pesca temos enfrentado dificuldades por conta da pandemia e da diminuição das vendas para um dos nossos principais consumidores, que são os bares e restaurantes. Com a Semana do Pescado, estimulamos a venda dos pratos de origem pesqueira para as pessoas e de nossos produtos para as famílias com as feiras, dando chances para recuperarmos os empregos nesses dois setores muito atingidos pela pandemia”, afirmou.
Notícias Relacionadas
Fecomércio comemora licitação do Terminal Pesqueiro de Aracaju
Fecomércio apoia realização da Semana do Pescado 2021
Produtores de pescados apresentam demandas para Terminal Pesqueiro na Fecomércio
Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia
Expopesca 2023 é aberta em Aracaju
Expopesca reúne agentes do setor produtivo e movimenta cadeia de pesca e aquicultura
Expopesca promete movimentar cadeia do pescado no Nordeste