Nesta segunda-feira, 28 de maio, Laércio Oliveira, presidente da Fecomércio/SE, juntamente com representantes das entidades do comércio, recebeu o recém-empossado secretário de Estado da Fazenda, Ademario Alves, para um café-da-manhã na sede da instituição. Durante a reunião, o novo gestor público traçou um panorama da situação econômica de Sergipe, apresentou os desafios e as medidas que já estão sendo tomadas para sanar os problemas.
Para ajustar as finanças do Estado, que apresentam, hoje, um déficit de R$600 milhões/ano, o secretário apresentou um pacote de ações que contemplam a racionalização das despesas de custeio, a criação de novas receitas, a intensificação da cobrança dos maiores devedores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a potencial geração de novos impostos, um programa de auxílio de combate à pobreza extrema, dentre outras metas e ações para melhorar a economia e a geração de empregos.
“O diagnóstico está em fase final e nós entendemos que a situação é complexa e desafiadora, porém estamos identificando e já implementando as possíveis soluções, e esperamos que isso surta efeito a curto prazo. E que os fornecedores, funcionários, a população e todos os agentes econômicos possam sentir essa estabilização e os benefícios da nova gestão”, disse.
“O maior problema são as despesas correntes. O Estado tem despesas constitucionais, carimbadas, que não permitem margem de reduções ou postergações, ou seja, que precisam ser cumpridas. E, por sua vez, a receita atual não é suficiente para cobrir. O caminho é fazer ajustes nesses gastos e melhorar a gestão para melhorar a receita, consequentemente”, explicou Ademario.
Laércio Oliveira se mostrou apreensivo com a situação financeira do Estado apresentada pelo secretário, mas confiante com a recuperação. “Sergipe precisa fazer um novo desenho da sua economia, tentar encontrar os pontos de crescimento e temos potencial para isso. A Fecomércio é representada por diversos setores da economia, que estão sofrendo muito com toda essa crise. Nós queremos abrir um diálogo proativo com o Estado, através da secretaria da Fazenda, e certamente isso trará um ganho para todos. Queremos ser parte ativa da reconstrução do nosso Estado com propostas positivas”, disse.
Laércio e os membros do encontro participaram ativamente da conversa com dúvidas e sugestões. “As medidas que o secretário apresentou são muito acertadas e a Fecomércio quer incrementar essas ações com ideias que promovam mais desenvolvimento, geração de emprego e renda para o Sergipe. Caminhos existem e estamos imbuídos desse propósito”, declarou o presidente.
Sobre o secretário
Empossado no mês de abril, o secretário de Estado da Fazenda, Ademario Alves de Jesus, nasceu em Carira no dia 7 de março de 1983, e é funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), onde atuou em diversas agências e áreas, com passagens pela área de Microfinanças Urbanas (CrediAmigo) para o Estado de Pernambuco. Antes de assumir a secretaria, ocupava a função de gerente geral de agência.
Ademario Alves de Jesus é graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Tiradentes (Unit), possui MBA em Marketing Executivo pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), MBA em Gestão Bancária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Gestão Empresarial – com ênfase em Desenvolvimento Econômico –, pela Faculdade Boa Viagem (FBV), tendo ainda formação complementar em Administração pela Fundação Dom Cabral e Finanças Corporativas pelo Grupo IBMEC.
Notícias Relacionadas
Fecomércio e Sefaz discutem pautas para o desenvolvimento do comércio em Sergipe
Fecomércio assina projetos de novas obras
Marcos Andrade anuncia nova sede da Fecomércio
Fecomércio completa 75 anos de serviços prestados aos sergipanos
Sistema Fecomércio homenageia Laércio Oliveira com o livro em cordel
Vai Turismo é discutido em Brasília
Natal Iluminado encerra programação com mais de 600 mil visitantes