Com o objetivo de reunir mulheres empresárias de Sergipe para a geração de networking, promoção de diálogos sobre os desafios do empreendedorismo feminino no estado, palestras e mesa redonda, aconteceu na última sexta-feira (29), o 2º Encontro da Câmara da Mulher Empresária (CME) do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. O evento, sediado no Hotel Sesc Atalaia, contou com a presença de mais de 200 mulheres empresárias e empreendedoras.
Como o tema “Conexões Transformadoras”, a coordenadora da Câmara, Mércia Moura, a vice-coordenadora, Diana Dantas, e as demais líderes do segmento que compõem a CME, organizaram um dia imersivo para realizar trocas de experiências e levar conhecimento a todas as mulheres presentes. “A importância desse encontro é trazer acolhimento e construir pontes, já que a nossa câmara tem essas finalidades. Hoje vamos contar nossas histórias em busca de inspirar essas mulheres para realizar seus sonhos, tenho certeza que vamos sair daqui transformadas”, afirmou a coordenadora, Mércia Moura.
O encontro
A abertura do evento foi marcada pela presença da delegada de polícia e secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia, que contou um pouco da sua trajetória de vida e seus desafios enfrentados enquanto mulher na carreira. Durante seu momento no palco, Danielle reforçou também a importância da criação de ações voltadas para uma maior participação feminina em cargos de liderança.
Em entrevista, Danielle falou sobre a importância do encontro para a troca de experiência entre as empresárias. “Tenho certeza que essas conexões transformadoras vão chegar na ponta e transformar a vida de muitas mulheres, especialmente as mulheres sergipanas, que ainda são muito carentes e que estão muito em situação de vulnerabilidade social”.
Seguindo a programação, a advogada especializada no público feminino, Luiza Brito, iniciou o ciclo de palestras do evento com a apresentação “Mulher, empresária e protagonista: Desafios e forças das mulheres empreendedoras”, onde fez uma homenagem a sua avó e conversou com o público sobre temas, como: empreendedorismo, protagonismo das mulheres no mercados de trabalho, igualdade de gênero e violência contra a mulher.
A líder da Câmara, Ana Sarmento, também realizou uma apresentação sobre a relação do trabalho e saúde mental, onde trouxe estudos e pesquisas que apontam como o trabalho constante pode levar ao esgotamento físico e psíquico. O dia continuou com almoço empresarial no Hotel Sesc, mesa redonda, sorteios, homenagens e premiações de líderes da CME.
Público
Por conta do retorno positivo do 1º Encontro da Câmara da Mulher Empresária, este ano, as líderes decidiram realizar um segundo evento para levar ainda mais conhecimento sobre protagonismo feminino, liderança, comunicação assertiva, entre outros temas para as empreendedoras e gestoras de negócios. A franqueada da empresa de bolsas e calçados, Carmen Steffens, Nancy Cavalcanti relatou que está participando pela primeira vez do evento e que ficou muito satisfeita com a programação.
“Estou pela primeira vez participando desse evento que tem contribuído para trazer mais conhecimentos, para interagir com outras mulheres empresárias e para criar essas conexões entre as mulheres empresárias em Sergipe. Também é de grande importância a variedade de palestras que foram trabalhadas, palestras motivacionais que ajudam e incentivam as mulheres empreendedoras de Sergipe”, relatou Nancy.
Já a ergonomista e proprietária da empresa LP Soluções Ergonômicas, Liliane Pereira, falou que sua experiência no evento é um divisor de águas para sua carreira e deixou um recado para as mulheres que pensam em empreender ou que estão em busca do empreendedorismo. “Mulher empreendedora, foque no seu empreendimento, você é capaz”, disse a ergonomista.
Sobre a Câmara Empresarial
A Câmara da Mulher Empresária do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac foi criada pelo ex-presidente da Federação e atual senador de Sergipe, Laércio Oliveira, com o intuito de promover diálogos entre as empresárias e empreendedoras do estado, a fim de transformar o ambiente de negócios e incentivar o protagonismo das mulheres no mercado.
Texto por Livyan Holanda.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Marcos Andrade recebe título de Cidadão Itabaianense em solenidade na Câmara Municipal
- Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, recebe a Ordem do Mérito Serigy
- Marcos Andrade é eleito novamente presidente da Fecomércio
- Fecomércio homenageia senador Alessandro Vieira
- Equipe do Sistema Fecomércio Sergipe participa do Conecta 2023
- Nota de agradecimento
- Mais de mil pessoas participam do DIA S em Aracaju