Na tarde de segunda-feira (06), foi realizada a reunião de apresentação dos resultados e avaliação da participação dos municípios participantes da Semana da Sergipanidade, que aconteceu entre 23 e 29 de outubro, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O evento realizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Governo de Sergipe, prefeituras de 17 municípios, além da Abrasel e CETUR resultou na movimentação de mais de 100 mil pessoas nos ambientes da praça temática dedicada aos municípios sergipanos.
As casinhas das cidades participantes do evento movimentaram cerca de 500 mil reais em venda de peças produzidas nos municípios, entre obras de artesanato, produtos típicos das cidades, tecidos e costuras, artefatos de cerâmica, e os mais diversos tipos de materiais da produção local municipais. Somam-se a isso, a movimentação dos vendedores ambulantes, além dos serviços de alimentação dos espaços da Semana da Sergipanidade e Praça Encantada.
Participantes da reunião de avaliação da Semana da Sergipanidade. Imagem: James Santos
A ocupação se deu pelo tempo decorrente entre 11 e 29 de outubro, incluindo os dois eventos, sendo que somente os serviços de alimentação e bebidas movimentaram 570 mil reais em lanches e refeições comercializadas. Os dados foram levantados em pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio e CETUR. As ações Semana da Sergipanidade e Praça Encantada geraram mais de 200 empregos diretos e indiretos, com a contratação de pessoas para trabalharem nos bares da Abrasel na Semana da Sergipanidade e espaços de comercialização de lanches da Praça Encantada. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, comentou os resultados para os prefeitos, secretários municipais e representantes das entidades participantes.
Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. Imagem: James Santos
“Esse foi um evento teste que desenvolvemos, tanto na Semana da Sergipanidade, quanto na Praça Encantada. Pois o nosso foco era criar um novo espaço de vivência para as famílias na praça Fausto Cardoso, com a decoração e brinquedos para as crianças, bem como a experiência de viver mais fortemente o sentimento de ser sergipano, com a participação dos municípios. Criamos os espaços de gastronomia e os resultados foram os melhores possíveis, com uma movimentação de um milhão de reais na economia criativa, entre as casinhas dos municípios, as áreas de alimentação e o movimento dos vendedores ambulantes. Tínhamos esse projeto de ocupação da praça de forma sazonal em mente, e colocamos à prova no mês de outubro. O resultado foi extraordinário e mostra que ações desse tipo são importantes para o fortalecimento de nossa economia e geração de empregos para nosso povo. Deu muito certo e outras ações nesse modelo serão realizadas em breve”, afirmou Andrade.
O prefeito da cidade de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, destacou a importância da movimentação da Semana da Sergipanidade para o município, já se colocando para a realização dos próximos eventos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
Ricardo Roriz, prefeito de Santana do São Francisco. Imagem: James Santos
“A nossa cidade só tem a agradecer ao Sistema Fecomércio, ao presidente Marcos Andrade, por ter desenvolvido um projeto que foi tão bom para nossa cidade, estimulando as pessoas a conhecerem nossa cultura, nosso artesanato, abrir um espaço para a venda dos produtos de nossa cidade e ter a cerâmica de Santana do São Francisco, para o serviço dos pratos vendidos pelos bares e restaurantes presentes na praça. Estaremos juntos para as próximas realizações de eventos assim, como foi a Semana da Sergipanidade”, disse Ricardo Roriz.
Para o prefeito da cidade de Estância, Gilson Andrade, a Semana da Sergipanidade foi um grande momento para estimular a economia da cidade, com os produtos postos à venda na casinha da cidade, além de fortalecer as manifestações culturais estancianas.
Gilson Andrade, prefeito de Estância. Imagem: James Santos
“A Semana da Sergipanidade foi um sucesso para Estância, que mostrou sua posição importante no estado como celeiro de força da economia e do turismo, trouxemos nossas manifestações culturais, e o Barco de Fogo foi um grande sucesso. Ações desse tipo estimulam a economia municipal e nossa cidade estará presente junto com o Sistema Fecomércio em novas realizações”, comentou Gilson Andrade.
Eventos similares à Praça Encantada e a Semana da Sergipanidade passam a integrar o calendário de eventos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, com as próximas ações já em planejamento para o ano de 2023. O foco agora é trabalhar no projeto que coloca Aracaju como um dos principais destinos de turismo do Brasil no final de Ano, o Natal Iluminado. Marcos Andrade destacou que neste ano, o evento, realizado em parceria com o Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, com patrocínio da Construtora Celi, Maratá e Energisa, será o maior evento natalino das Américas, com a participação de 15 cidades recebendo a decoração e a parada “Um Sonho de Natal”. No total, os eventos do Sistema Fecomércio movimentaram no ano, mais de 4 milhões de reais em circulação comercial de forma direta.
“Já estamos pensando no que faremos para o ano que vem, na Praça Encantada e Semana da Sergipanidade, além dos eventos do período junino, o Bem-Vindos ao País do Forró, São João na Praça e São João da Família. Mas agora o momento é de concentração total para o Natal Iluminado, que contemplará 15 cidades de Sergipe com toda a beleza e magnitude da decoração de natal que colocou Sergipe no cenário nacional do turismo. Faremos um grande evento por essas cidades, completamente integrado, fazendo o maior natal das Américas, com todo o trabalho coordenador pela Fecomércio”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
Notícias Relacionadas
- Natal Iluminado encanta visitantes e comerciantes
- Coração de Aracaju pulsa luz com Natal Iluminado
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Sergipe eleva posição como destino de turismo
- Novas parcerias com o Governo do Estado
- Natal Iluminado é destaque nacional
- Sergipe avança no Vai Turismo, diz Alexandre Sampaio