Após o grande sucesso em sua primeira realização, no ano passado, a Expopesca já tem data para acontecer neste ano. De 13 a 16 de setembro, no Centro de Convenções AM Malls, o maior evento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura do nordeste, acontecerá em Aracaju.
O lançamento da Expopesca SEALBA 2023 aconteceu no hall de eventos do escritório da GA Consultoria Ambiental, com a participação do coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e idealizador da Expopesca, Humberto Eng, do CEO da Êxito Eventos, Alexandre Porto, da empresária Gabriela Almeida, da GA Consultoria Ambiental, do secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Jorge Teles, além de agentes de entidades envolvidas com o evento.
Em 2022, mais de 5 mil pessoas participaram diretamente, durante os três dias de evento. De acordo com o coordenador Humberto Eng, neste ano a movimentação de participantes deverá ser superior a 10 mil pessoas ao longo do evento, que promove discussões e proposituras para o melhoramento da cadeia produtiva do produto pescado no estado, além de networking entre expositores dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
“A Expopesca do ano passado foi um grande sucesso, no qual tivemos a participação de todos os agentes do setor produtivo relacionado à cadeia do pescado no nordeste. Neste ano já temos confirmações de vários expositores, que reconhecem na Expopesca o maior evento direcionado para a pesca e aquicultura em Sergipe. Agradeço sempre ao apoio do senador Laércio Oliveira, do conselheiro Marcos Andrade e do presidente da Fecomércio, Fernando Carvalho, por se somarem a essa iniciativa e nos ajudarem a realizar este que se consolidou como um grande evento nacional do segmento”, disse Eng.
O desenvolvimento mercadológico da cadeia da pesca em Sergipe demandou a criação da Expopesca, que atrai mais de 100 expositores para o evento, sendo um dos grandes movimentadores de negócios para os empresários do produto pescado no estado. Neste ano, a Expopesca fortalecerá ainda mais o posicionamento dos estados participantes, no mercado pesqueiro nacional.
Os empresários do segmento de pesca e aquicultura que procuram por insumos, máquinas, equipamentos, tecnologias, instituições de crédito e as associações dos 75 municípios do estado de Sergipe encontrarão na Expopesca os canais de distribuição e parcerias para o desenvolvimento e ampliação dos seus negócios. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Cavralho, valorizou as ações do evento, destacando que vai além do mercado rotineiro da pesca.
“A Expopesca congrega não somente as atividades relacionadas à pesca e aquicultura, abrindo espaço para os setores econômicos comerciais de outras áreas que se correlacionem com o contexto econômico da cultura do pescado, objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva e atender às demandas dos produtores, oportunizando o envolvimento dos estados de Alagoas e Bahia, estimulando os investimentos para o setor, com apresentação de novas tecnologias, de melhores insumos, sistemas de distribuição dos produtos, e desenvolver a discussão de políticas públicas de fomento a produção, a pesquisa, a distribuição e de criar canais de acesso, incentivos fiscais com o propósito de provocar o aumento da cadeia da pesca e da aquicultura em âmbito nacional. Esse é o objetivo do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, com a realização deste grande evento”, disse Carvalho. Além da Fecomércio Sergipe, por meio do Instituto Fecomércio, a Expopesca conta com a parceria e o apoio do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Sergipe (Seagri-SE), Sistema Faese/Senar, Universidade Federal de Sergipe, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Alagoas e Bahia.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Festas juninas impulsionaram crescimento do comércio em Sergipe
- Facilidades para empresários são apresentadas na Câmara Empresarial de Serviços
- Principais confederações patronais divulgam manifesto conjunto por reforma tributária justa e igualitária
- Inteligência de Mercado é discutida entre Federações do Comércio
- Mercado de TI no Brasil foi de US$ 39,1 bilhões em 2017
- Crescimento nas compras online com cartões eleva endividamento dos sergipanos
- Projetos inovadores são apresentados na Fecomércio