Com a participação de várias prefeituras, governo do estado, representantes de órgãos federais, estudantes e empresários do segmento, foi iniciada nesta quinta-feira (13), a Expopesca. O evento que segue até o próximo sábado no Iate Clube de Aracaju, conta com a participação de mais de 300 pessoas, mostra sua força na primeira edição, agregando os agentes da cadeia produtiva de pesca e aquicultura dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.
A abertura do evento aconteceu nesta manhã, com o pronunciamento do coordenador da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Fecomércio, Humberto Eng, que destacou a importância da união dos empresários do segmento, com os agentes do setor produtivo público e privado, para o desenvolvimento do setor no estado. “A categoria empresarial da pesca e aquicultura sergipana tem muito a agradecer ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por dar voz e vez aos agentes do segmento e criar oportunidades para que os produtores do pescado possam se encontrar e discutir os melhores caminhos para nossa atividade”, destacou Eng, agradecendo a iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em promover o evento fortalecedor da atividade pesqueira.
Alegre com a realização da Expopesca, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, foi congratulado com um troféu e manifestou sua opinião sobre o evento e como a cadeia produtiva da pesca é importante para Sergipe.
“Investir no segmento da cadeia do pescado é estimular não somente o comércio e a produção do pescado, bem como incentivar o turismo e comércio no estado. Afinal, Sergipe é um grande produtor de produtos derivados da pescaria e carcinicultura, sendo o terceiro maior produtor de camarões da região, além de ter em suas águas peixes que são consumidos no mercado nacional e internacional. E nosso papel fundamental é fazer com que as empresas do segmento possam ter oportunidades para fomentar negócios e crescerem, pois o crescimento empresarial é o crescimento de Sergipe, principalmente retornando no formato de empregos para a população”, disse o presidente Marcos Andrade.
A Expopesca contou com a presença do senador eleito por Sergipe e ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, que valorizou a iniciativa e lembrou que seu objetivo ao criar a Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura na Fecomércio tem sido atingido e superado de forma constante.
“Criar a câmara empresarial da pesca na Fecomércio foi muito importante para reunir os agentes do setor, poder colocá-los em contato mais aprofundado com os representantes do setor público e fazer com que as questões relacionadas à pesca e aquicultura no estado fossem mais bem trabalhadas, superando nossas expectativas a cada momento. A Expopesca é um grande exemplo disso. Temos aqui prefeituras de várias cidades, empresários, estudantes de cursos técnicos e de nível superior, além dos representantes do governo federal e governo do estado. Sergipe passa a ganhar com o diálogo envolvendo todo o segmento de pesca e aquicultura. Temos aí nos próximos dias o leilão do Terminal Pesqueiro, o qual me empenhei muito para que sua obra fosse finalizada, e vejo que novos horizontes estão se abrindo com a evolução do mercado da pesca em nosso estado, por meio do trabalho que todos desenvolvemos para fazer Sergipe crescer”, afirmou o senador Laércio Oliveira.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Alagoas, Gilton Lima, que se sentiu muito feliz em participar de um evento que valoriza um seguimento de grande importância, também para Alagoas.
“Alagoas, também, é um grande centro pesqueiro e um evento como este movimenta ainda mais as atividades entre Alagoas, Sergipe e Bahia, fazendo com que empresários de pesca, de barcos e lanchas, donos de restaurantes e marisqueiras, possam cada vez mais se profissionalizar e aumentar seus rendimentos, o que gerará muitos frutos para a economia do nosso estado, mas sempre com muita responsabilidade ambiental.”
A Expopesca contou com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo, além do representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maurício Pessoa; do presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral; de Jaime Beltrão, representante da Eneva – Celse, além de parceiros realizadores do evento.
Notícias Relacionadas
- Expopesca 2023 é aberta em Aracaju
- Fecomércio participa de evento para pessoas com deficiência
- Festas juninas impulsionaram crescimento do comércio em Sergipe
- Consumo em Sergipe deve atingir 56 bilhões de reais neste ano
- Fim do PERSE prejudica empresas de serviços, colocando turismo em risco
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Isenção de importação é aumentar o desemprego