O Sindicato do Comércio Varejista de Tobias Barreto (SindcomTB) em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e com o apoio especial de seu presidente, o tobiense Marcos Andrade, se prepara para realizar mais uma edição da Factob, a Feira de Artesanato e Confecções. O evento, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Complexo Industrial de Tobias Barreto, promete ser um marco na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia criativa.
A Factob 2024 será um verdadeiro desfile de talento e tradição. Os visitantes poderão apreciar a beleza e a riqueza dos detalhes do bordado em crivo e rechilieu, marca registrada de Tobias Barreto, além de uma vasta gama de produtos artesanais, como rendas, crochê, peças de decoração e vestuário, todos confeccionados com técnicas tradicionais e muita criatividade. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, ressalta a importância da feira.
“A Factob é um evento muito importante para a economia dos municípios da região, principalmente a de Tobias Barreto, mas movimenta também cidades da Bahia, Alagoas, até mesmo do sul do país, porque seus compradores vêm à feira, para buscar novos produtos para seus mercados. As peças produzidas pelos empresários locais tem ganhado espaço em vários estados e fora do país, já que também somos exportadores de produtos de tecidos e alfaiataria”, disse Marcos Andrade.
A feira é uma excelente oportunidade para os artesãos divulgarem seus trabalhos, encontrar novos clientes e fortalecer suas marcas. Além disso, a Factob contribui para o desenvolvimento econômico local, gerando renda e fortalecendo o comércio. A feira será um momento único para apreciar a beleza do artesanato, conhecer a cultura local e adquirir peças exclusivas. Para o presidente do SindcomTB, Rafael de Jesus, o crescimento da Factob levou à expansão dos expositores e aumento na movimentação econômica do município.
“Temos uma economia em constante evolução aqui em Tobias Barreto, mas com a Factob, ganhamos ainda mais força. Começamos como uma exposição de pequeno porte, mas os resultados crescentes foram se seguindo, com vendas expressivas para todo o país e isso levou à Factob a se tornar uma das feiras comerciais mais importantes do nordeste. O que também eleva a capacidade municipal de gerar emprego e renda para nosso povo”, comentou Rafael.
A organização da Factob está preparando uma programação cultural diversificada, com desfiles de moda, apresentações musicais, oficinas de artesanato, espaço kids e praça de alimentação. A ideia é oferecer um evento para toda a família, onde todos possam apreciar a cultura local e se divertir.
A Factob, em sua décima-quarta edição, conta com o apoio do Governo de Sergipe, Sicredi, GRV Fibra, Senac, Fecomércio, Banese, Codise, Sebrae, Banco do Nordeste e Governo Federal, através do Prodeter. Assim desempenhando um papel fundamental na preservação e divulgação do artesanato local. Ao valorizar o trabalho dos artesãos e estimular a criatividade, a feira contribui para garantir que as tradições sejam transmitidas para as futuras gerações.
Notícias Relacionadas
- SindicomTB defende manutenção da Feira da Coruja
- Sergipe bate recorde de empregos formais
- Debates Empresariais Fecomércio Discute o Futuro do Turismo em Sergipe
- Fecomércio projeta a criação de 7 mil empregos formais entre setembro e dezembro
- Aceleração no setor de serviços mantém crescimento do mercado de trabalho em Sergipe
- Fecomércio participa de evento para pessoas com deficiência
- Festas juninas impulsionaram crescimento do comércio em Sergipe