O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou a abertura da aula inaugural do programa Primeiro Emprego, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, por meio da qualificação profissional promovida pelo Senac.
Em uma iniciativa de resgate dos postos de trabalho no estado, com foco na criação de oportunidades para jovens, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), realizou no auditório do Senac, nesta segunda-feira (06), a aula inaugural do programa, para jovens inscritos em cursos direcionados para a área do comércio varejista. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, valorizou a parceria do Governo de Sergipe com o Sistema Fecomércio, destacando o trabalho realizado para geração de emprego e renda no estado.
“Sob a administração de Fábio Mitidieri, já foram criados 11 mil novos empregos, entre janeiro e setembro. Esse número é algo que deve ser comemorado. E nós do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, estamos muito felizes em participar do projeto, qualificando os jovens para que conquistem seu primeiro emprego. Nós temos no Senac, uma taxa de efetivação dos alunos qualificados, de 76%. Isso mostra a qualidade do ensino que promovemos. E os jovens que aqui estão se qualificando, certamente estarão mais bem posicionados no mercado de trabalho, por terem ao final de seu curso, um certificado com validade nacional do Senac. Trabalhar para estimular a geração de emprego e renda no estado é uma missão do governador Fábio, nosso parceiro. E a nossa missão é fazer com que os jovens e todos os trabalhadores saiam com a melhor capacidade de preparo para o mercado de trabalho. Aproveitem bem a oportunidade que o governo e o Senac promovem, para serem o diferencial na conquista de seu emprego. Porque o emprego é a maior força da economia”, disse Marcos Andrade, aos alunos.
O governador, Fábio Mitidieri, destacou que o objetivo de sua administração é fomentar a geração de emprego e renda para os sergipanos e estimular a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, preparando o caminho de um futuro vencedor para os jovens sergipanos, promovendo a criação de postos de trabalho, com qualificação apropriada.
“O programa Primeiro é a menina dos olhos do Governo de Sergipe, porque nós temos uma proposta muito clara de geração de emprego e qualificação de mão-de-obra. Nosso objetivo com o programa é qualificar 5 mil jovens em Sergipe, em todos os municípios. Emprego, renda, qualificação profissional, essas são as metas que temos. Porque quando a economia está crescendo, estamos atraindo novos investidores, a gente precisa preparar essa mão-de-obra, preparar a população para ocupar os melhores cargos, ter um emprego qualificado, as melhores oportunidades. Várias empresas estão aderindo, se somando ao programa Primeiro Emprego, e assim vamos chegar ao número de cinco mil jovens qualificados. Agradeço ao Sistema Fecomércio, na pessoa do presidente, Marcos Andrade, um grande parceiro do Governo do Estado, que tem feito a diferença no processo de qualificação profissional em Sergipe, com um grande trabalho que o Senac tem feito através das parcerias com o governo”, disse Mitidieri.
A parceria com o grupo Cencosud foi firmada no convênio entre o Governo do Estado, com participação do Senac. São 382 vagas para qualificação, voltadas ao atendimento das demandas da maior rede de supermercados do estado. Os cursos de capacitação são compostos por um programa de conhecimento das aptidões necessárias para o bom desempenho dos jovens que ocuparão as vagas ofertadas pelo grupo parceiro, Cencosud, ao final da qualificação, com preparação para várias atividades. Os alunos recebem bolsas de até R$ 750 para ter renda própria inicial.
Serão realizados cursos na área de açougueiro; atendente de delivery; auxiliar de limpeza; confeiteiro; fiscal de prevenção; operador de supermercado; operador de farmácia; operador de loja; operador de perecíveis; assistente de logística; assistente administrativo; e padeiro. Cada área terá uma carga horária de qualificação de 400 horas.
A previsão é que essas qualificações sejam distribuídas entre a capital Aracaju e os municípios de Lagarto, Estância, Boquim, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaianinha, Itabaiana, Tobias Barreto, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora das Dores.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Sergipe é Destaque no G20 Social com Programas de Empreendedorismo e Educação
- Laércio debate cadeia do gás natural com autoridades envolvidas no setor
- Setor produtivo promove encontro para analisar situação econômica de Sergipe
- Projeto contra portaria presidencial é aprovado para urgência na Câmara
- Gastos com alimentos e remédios são os mais usados no cartão de crédito
- Fecomércio-SE participa de Congresso Nacional na Paraíba
- Fecomércio trabalhará captação de eventos para Sergipe