O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac celebra nesta terça-feira (28), 75 anos de atuação no estado de Sergipe. Período marcado por grandes conquistas e realizações em favor dos empresários, trabalhadores do comércio e sociedade sergipana.
Em 28 de fevereiro de 1948, durante o período de recuperação da sociedade após a segunda guerra mundial, havia uma necessidade de elevar a força econômica do setor terciário no estado. E nesse ínterim, os empresários sergipanos queriam promover transformações sociais, juntamente com o avanço da economia do estado de então.
E para tanto, um forte trabalho foi iniciado por meio do estímulo ao empreendedorismo, defesa dos interesses empresariais, geração de emprego e renda para a população. As aspirações de um Sergipe melhor levaram à criação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe.
A Federação do Comércio carrega em seu bojo, trabalhos importantes para Sergipe, como ser a referência em assistência, lazer, saúde, cultura e educação, oferecidos pelos empresários do comércio, através do Sesc, para toda a população sergipana.
A federação também promove qualificação profissional de qualidade através do Senac, maior escola profissionalizante de Sergipe, que já formou centenas de milhares de sergipanos em seus cursos de capacitação, ao longo de sua história.
Todo o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe teve grandes incentivadores em sua realização. As ações dos presidentes que passaram pela entidade. José Ramos de Moraes, seu fundador, Hilton Ribeiro, José Raimundo dos Santos, Januário Conceição, Carlos Henrique Nascimento, Eribaldo Andrade, Walker Carvalho, Fernando Carvalho, Hugo Lima França, Abel Gomes da Rocha Filho, e Laércio Oliveira, hoje senador da República, geriram a entidade até a atual administração da Federação do Comércio, sob a batuta do presidente Marcos Andrade, trabalharam com interesse em fortalecer o sistema em favor do desenvolvimento do estado.
A missão que atualmente cabe ao presidente Marcos Andrade, tem o foco desenvolvimentista e direcionado para o processo de ampliação da interiorização do sistema, visando as ações de expansão e construção das novas unidades em vários municípios de Sergipe. Marcos Andrade destaca que o Sistema Fecomércio está seguindo um ritmo de expansão deixado por seu predecessor, Laércio Oliveira, objetivando o desenvolvimento de 14 grandes projetos.
Entre os projetos, está a nova sede administrativa da Federação do Comércio, cuja compra do imóvel foi realizada recentemente, com os recursos providos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), entidade mater do setor terciário brasileiro. A nova sede será chamada de “Casa do Comércio – Laércio Oliveira”, a qual abrigará Memorial do Comércio, contemplando a história da atividade empresarial do setor terciário em Sergipe.
“O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe passou por vários momentos em cada uma de suas administrações anteriores e isso nos fez uma entidade sólida, confiável e respaldada pela sociedade. O momento é de fortalecer ainda mais esse intento, levando a nossa atuação para o interior do estado, com maior presença nos municípios, e para isso, tenho 14 projetos para desenvolver, além dos cinco que herdei do senador Laércio para finalizar. Serão 19 obras no total, somente nos projetos de estruturação física. Além dos incontáveis projetos sociais e educacionais que temos em andamento. Só tenho como render meus grados para a nossa diretoria e conselho, com muita galhardia, por estarmos atravessando esse período importante da história da federação com tantos projetos”, disse.
Caracterizam-se ações como o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc, que atende a mais de 60 mil famílias em todo o estado, que anualmente, distribui mais de um milhão de quilos de alimentos para pessoas pobres de comunidades fragilizadas socialmente na capital e interior do estado.
As ações do sistema seguem em ritmo acelerado para o interior sergipano, com as unidades móveis de saúde OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher, que ajudam os municípios prestando atendimento de qualidade para a população na saúde bucal e na prevenção e diagnóstico do câncer nas mulheres sergipanas.
A filosofia da entidade visa à promoção de ações que pudessem melhorar a qualidade de vida dos empregados do comércio e facilitar os meios para seu aperfeiçoamento cultural e profissional. Por meio dos Programas PSG e Aprendizagem, o Senac democratiza o acesso à qualificação profissional, oferecendo aos sergipanos vagas gratuitas em diversos cursos, nas unidades Aracaju, Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto, Propriá e Nossa Senhora da Glória.
Além disso a instituição está ampliando sua atuação, com incisão direta no interior sergipano, através da nova unidade em Tobias Barreto, os restaurantes-escola em São Cristóvão, Laranjeiras e Carmópolis, e a projetada escola profissionalizante do Senac em Santana do São Francisco.
Seguindo o avanço do processo educacional, o Senac oferece cursos de graduação e pós-graduação à distância, por meio do Senac EAD. Com o seu vasto leque de opções, o Senac consolida-se como a maior escola de capacitação profissional de Sergipe, e com uma grande vantagem: encaminhar as pessoas para o mercado de trabalho por meio do Banco de Oportunidades Senac Carreiras, que abriu portas para mais de 1.600 pessoas no ano passado.
O Senac Sergipe atende quase 20 mil pessoas através de cursos gratuitos todos os anos, promovendo acesso a uma profissão e a chance de melhoria de vida para as pessoas.
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe atua em todos os 75 municípios do estado por meio de suas unidades móveis de saúde e educacionais do Sesc, bem como através das unidades móveis do Senac, que levam cursos profissionalizantes desenvolvidos com excelência para as pessoas de todo estado, indo além de suas instalações físicas, sempre seguindo com o objetivo de formar profissionais e promover a transformação social na vida das pessoas, sempre fazendo o melhor para os sergipanos.
Notícias Relacionadas
- Sergipe cria 1.300 postos de trabalho, com turismo em destaque
- Sergipe encerra 2022 com aumento de 11.732 novos empregos
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Laércio avalia programa Avança Sergipe de forma positiva
- Sergipe bate recorde de empregos formais
- Sergipe é Destaque no G20 Social com Programas de Empreendedorismo e Educação
- Fim do PERSE prejudica empresas de serviços, colocando turismo em risco