A programação do Natal Iluminado foi encerrada na noite de sexta-feira (06), com as apresentações finais dos artistas sergipanos na arena de eventos das praças brilhantes do Centro de Aracaju. Com isso, a temporada 2022 do Natal Iluminado acaba, deixando um gostinho de “quero mais” para os sergipanos e turistas que visitaram nossa capital nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que tiveram durante o período de 49 dias, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, iluminadas com mais de 5.5 milhões de pontos de luz. Além de 600 elementos decorativos, programação artística e cultural envolvendo mais de 160 profissionais da música e artes do estado, além de 11 apresentações da parada “Um Sonho de Natal”, que contou com a participação de 300 pessoas incorporando personagens alusivos ao natal, em um desfile com 13 alas, marcado por muitas alegorias, adereços e carros alegóricos para um público superior a 600 mil pessoas ao longo do período em que as luzes estiveram acesas no coração de Aracaju.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio, o público médio por noite foi de 12 mil pessoas, que estiveram admirando a decoração e o projeto paisagístico-iluminativo aplicado nas praças que pulsaram luz por todo o período natalino em Aracaju. Nos dias de apresentação da parada “Um Sonho de Natal”, o público ultrapassava as 20 mil pessoas presentes. Famílias sergipanas da capital e interior e milhares de turistas conheceram e viveram esses dias de magia que Aracaju proporcionou. Os resultados do turismo fizeram operadores do mercado nacional virarem os olhos para Sergipe, estimulando a visitação, através da venda de pacotes turísticos para Aracaju. Operadoras como a CVC, Hotel Urbano, Kayak e Decolar registraram elevação nas vendas do destino Sergipe no período final de ano.
O cenário desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Prefeitura de Aracaju, com correalização do Sebrae, e patrocínio da Maratá, Loterias Caixa – Governo Federal, Banese, Cencosud G. Barbosa, Energisa, apoio da Rede Sergifar e Setransp, ajudou a elevar a frequência de hóspedes nos hotéis e pousadas de Aracaju, estimulando o desenvolvimento do turismo no estado nos meses finais do ano. O evento natalino de Aracaju foi destaque em dezenas de portais e revistas especializadas em jornalismo de turismo, sendo alçado ao posto de segunda melhor programação natalina do Brasil. Com isso, o Natal Iluminado se consolida como destino obrigatório para as pessoas viverem dias especiais em suas férias de final de ano. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o posicionamento dado ao Natal Iluminado como segunda melhor festa natalina do país.
“Foi um sonhou que se tornou realidade. Nosso objetivo desde a primeira edição do Natal Iluminado era fazer com que chegássemos entre os melhores eventos do Brasil e conseguimos isso. Ser escolhido o segundo melhor natal do país, por várias publicações especializadas, é muito importante para nós e nos imputa uma responsabilidade ainda maior que a que já temos com o projeto. Devemos nos superar ainda mais, como já vimos fazendo a cada ano. Nosso Natal Iluminado tem uma diferença importante para os outros, nossa programação é completamente gratuita, ninguém paga para participar, acompanhar os shows, ver os desfiles e participar das ações que desenvolvemos ao longo do evento. Isso é o mais importante e que, para mim, nos credencia muito para figurar nesse panteão dos maiores eventos do Brasil. E para 2023 teremos mais e faremos melhor. O coordenador do Natal Iluminado, Alex Garcez, já está pensando no projeto para este novo ano e como faremos para evoluir ainda mais, criando uma atmosfera ainda melhor com nossa decoração e programação. O Natal Iluminado é um presente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para os sergipanos e turistas. Fomos muito bem nessa temporada. Na próxima seremos ainda melhores. E já temos data para a temporada deste ano. Acenderemos em 18 de novembro”, disse.
O coordenador do projeto, Alex Garcez, adiantou algumas inovações que serão aplicadas na edição 2023 do Natal Iluminado, destacando o crescimento da programação e aumento das atrações disponibilizadas para o público.
“Todo ano nós crescemos com o Natal Iluminado. E para 2023, já estamos trabalhando o aumento de alas da parada ‘Um Sonho de Natal’, aumentar as atrações musicais e artísticas, bem como elevar a quantidade de luzes e peças decorativas nas praças. Quando pesquisamos natal nas redes sociais, nosso evento aparece em posição de destaque, o que indica que o público, mais uma vez, veio e participou de nosso evento. E para honrar essa confiança que os sergipanos e turistas nos deram, vamos fazer ainda mais neste ano”, comentou Garcez.
As luzes das praças iluminadas foram apagadas na madrugada de sábado (07). Em números, além das 600 mil pessoas que visitaram o evento nos 49 dias de programação, também foram contabilizados 1.500 empregos diretos e indiretos gerados através da disponibilização de espaços de comercialização para alimentação e brinquedos, parque de diversões, artistas contratados e pessoal de estafe técnico.
Notícias Relacionadas
- Natal Iluminado encanta visitantes e comerciantes
- Natal Iluminado: Encantos e segurança garantem diversão das famílias
- Coração de Aracaju pulsa luz com Natal Iluminado
- Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia
- Novas parcerias com o Governo do Estado
- Fecomércio apresenta programação do Natal Iluminado 2019
- Sergipe eleva posição como destino de turismo