A noite de terça-feira (22) foi marcada por uma celebração emocionante da cultura sergipana na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. O espetáculo do Barco de Fogo, manifestação cultural tradicional da cidade de Estância, encantou cerca de duas mil pessoas que compareceram para prestigiar o evento. Três barcos foram lançados, trazendo luz, cor e muita animação para o público.
O ponto alto da apresentação foi o momento do percurso de 200 metros em ida e volta, com os três barcos de fogo, que foram acesos pelo presidente em exercício do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Alex Garcez, e pelo do prefeito eleito de Estância, André Graça. O ir e vir dos barcos de fogo marcaram mais uma vez, a conexão entre a cultura popular e as pessoas, reafirmando o compromisso de preservar e valorizar as tradições sergipanas.
A Semana da Sergipanidade é uma realização conjunta do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o patrocínio da Eneva e apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Seteem), Energisa, Unoun Internet e Banco do Nordeste, através da Lei Paulo Gustavo.
A performance, que combina pirotecnia e arte, prendeu a atenção dos espectadores, que ficaram maravilhados com a beleza das luzes e o som marcante do fogo em seus estouros de fogos. “O Barco de Fogo é um elemento cultural que transcende gerações, resgatando histórias e fortalecendo a identidade do povo estanciano. E não poderia faltar na Semana da Sergipanidade”, disse Alex Garcez.
Além do espetáculo dos barcos, o público também pode apreciar a Batucada, outra importante manifestação de Estância, conhecida por seu ritmo contagiante e sua capacidade de envolver a plateia em uma atmosfera de celebração e pertencimento, com as pessoas cantando, dançando e batendo os pés no ritmo dos tamancos dos passistas.
A programação da Semana da Sergipanidade segue até o próximo domingo (27), quando serão realizadas as últimas atividades culturais, encerrando com chave de ouro essa grande homenagem à diversidade e riqueza da cultura de Sergipe.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Dia da Sergipanidade é marcado por moda e cultura
- Semana da Sergipanidade incentiva música e talentos locais
- Marcos Andrade recebe título de cidadania estanciana e lança nova obra do Senac
- Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia
- Semana da Sergipanidade foi um sucesso de público
- Semana da Sergipanidade atrai 10 mil pessoas em sua abertura
- Vem aí a Semana da Sergipanidade!