Abra as Portas para um Futuro de Sucesso no Comércio de Sergipe!

Sergipe eleva posição como destino de turismo

WhatsApp
Facebook
X

O estado de Sergipe está avançando a cada dia no que diz respeito à evolução no cenário dos destinos de turismo no Brasil. De acordo com o Ranking Decolar, da maior plataforma de comércio de viagens online da América Latina (OTA), Aracaju se coloca na 15ª posição entre os destinos mais procurados do Brasil para viagens. O ranking aponta as localidades mais buscadas e comercializadas pela plataforma.

A avaliação da Decolar levou em conta a análise do período relacionado ao feriadão de 12 de outubro, que permitiu às pessoas viagens de mais de quatro dias para os destinos de turismo no Brasil. Sergipe, em nível nacional se posiciona em 15º lugar, e quando estudado o cenário específico da região Nordeste, Aracaju se encontra no oitavo lugar entre as buscas.

São João da Família, atrativo turístico para Aracaju. Imagem: James Santos

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, destaca as ações que tem levado Sergipe ao crescimento substancial no seu posicionamento de mercado, no cenário turístico brasileiro.

“Esse resultado apontado pela Decolar é importante para que entendamos a eficiência das ações realizadas para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Aracaju figurar entre os principais destinos significa que todo o trabalho realizado para promover Sergipe em nível nacional está promovendo um grande retorno no que diz respeito à nossa participação no mercado do turismo. São ações do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e também da Fecomércio, para que isso aconteça de modo a estimular os turistas a conhecerem e viverem Sergipe”, disse Carvalho.

Fernando Carvalho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, no lançamento da Praça Encantada, outra ação com vistas no desenvolvimento do turismo. Imagem: James Santos

Para o secretário Jorge Fraga, a boa colocação da capital sergipana no ranking da Decolar é resultado do intenso trabalho que a gestão municipal tem promovido com melhorias urbanas e divulgação da cidade no mercado nacional.

“É uma importante posição da nossa cidade na Decolar, uma empresa de viagens líder na América Latina, com 23 anos de atuação no mercado. Aracaju ficou à frente de importantes destinos, isso é um sinal de que o mercado está respondendo bem aos investimentos que nossa gestão tem feito e por isso estamos conquistando fatias neste competitivo mercado. Continuaremos o trabalho de divulgação, nossas estratégias têm se mostrado eficientes e os resultados estão aparecendo”, afirma o gestor do Turismo de Aracaju.

Os cinco estados que mais enviam turistas para Sergipe são São Paulo, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, de acordo com levantamento realizado pela Fecomércio, no período do São João, sendo esses responsáveis por nove em cada dez turistas que vêm a Sergipe. A aprovação de Sergipe como destino de turismo é 91,7% diante da opinião pública, o que mostra o alto valor de viver a experiência que Sergipe traz no turismo. E do público pesquisado, 92,7% informam que pretende voltar a Sergipe. Os dados são da pesquisa realizada pela Fecomércio no período do São João.

Natal Iluminado, grande evento que colocou Sergipe no cenário do turismo de fim de ano no Brasil. Imagem: Marcio Rocha

O coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcio Rocha, valoriza as ações realizadas pelos agentes públicos, que têm feito Sergipe figurar entre os principais destinos do país.

“Existem ações em desenvolvimento por parte de todos os envolvidos no cenário do turismo sergipano. Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, prefeituras de cidades do interior, a Fecomércio, com seus projetos Natal Iluminado, São João na Praça, São João da Família e principalmente o Vai Turismo, que tem feito uma diferença importante no estímulo à visitação nas cidades em que o projeto está em andamento, numa parceria importante com a CNC, que tem sido um fortalecedor para o turismo no estado. Não era de se esperar que houvesse outro resultado que não fosse o crescimento. Nossos trabalhos de inteligência têm detectado essa elevação e apontam maior crescimento para os próximos períodos festivos. Há uma convergência entre os atores do cenário do turismo para fazer o turismo em Sergipe crescer”, disse Rocha.

Outra questão importante para o monitoramento do turismo em Sergipe é entendida quando observada a variação de elevação na frequência de passageiros pelo Aeroporto de Aracaju. Há nove meses seguidos, o principal meio de recepção de viajantes de Sergipe aponta crescimento significativo nos embarques e desembarques de passageiros. A Aena Brasil, administradora do Aeroporto de Aracaju divulgou que a frequência aumentou em +21,1% no fluxo de passageiros de setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em 2023, o número acumulado de passageiros em 2023, entre os meses de janeiro a setembro apresenta +24,57% de elevação no comparativo com 2022.

Pular para o conteúdo