A Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) passou a contar, a partir de 19 de novembro, com mais um instrumento de incremento na área do turismo. Trata-se da Câmara Empresarial de Turismo, que nos locais em que é implantada, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor. O lançamento desse novo integrante do turismo em Sergipe aconteceu em solenidade realizada no Hotel Mercure, na orla de Atalaia, um dos principais cartões postais de Aracaju.
Durante o evento, que reuniu empresários, profissionais e representantes de entidades do setor, o presidente da Fecomércio, Abel Gomes da Rocha Filho e o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Alexandre de Abreu Sampaio, deram posse ao coordenador da câmara sergipana, Luiz Simões de Faria, empresário há 16 anos e atual vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS).
Na sequência, Alexandre de Abreu Sampaio fez importante palestra, abordando o tema A Importância do Turismo no Brasil. “A CNC nos últimos dois anos e isso se faz de maneira mais premente para 2014, tem ofertado valores substanciais no sentido de patrocinar uma série de eventos de turismo em todo o Brasil. Nós entendemos que o comércio e o turismo estão umbilicalmente ligados e é inexorável que atuem juntos, com benefícios próprios, num crescimento estrutural e contínuo”, disse.
Em rápido pronunciamento feito na ocasião, Luiz Simões, que já foi presidente da ABIH e atualmente ocupa a vice-presidência do SHRBS, para o setor de hospedagem, disse que o turismo é uma atividade que é feita por vários agentes. “Acho que o nosso grande desafio é conseguir um colegiado que realmente atue no sentido de integrar essas entidades, de conseguir organizadamente essa proposição e formular políticas e subsídios para o próprio Poder Público”, ressaltou.
Encerrando a solenidade, Abel Gomes disse que a Câmara de Turismo é composta por oito entidades do trade turístico sergipano. “Essa entidade tem por finalidade principal, subsidiar a ação política da Fecomércio, apresentando adequações de interesse do segmento do turismo em proposições que tramitam ou venham a tramitar nas três esferas do Poder Público. Todos os integrantes do trade conhecem as dificuldades que o setor enfrenta, em detrimento de outros Estados, a exemplo da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Agora, com a implantação dessa câmara, vamos tentar minimizar essas dificuldades, uma vez que passaremos a conhecer melhor os problemas que nos afetam”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017
São João da Família coloca cidade cenográfica no Centro de Aracaju
Empresário é homenageado pela Fecomércio
Fecomércio avalia nova fase do Pronampe como essencial para recuperação da economia
Walker Carvalho visita presidente da Fecomércio
- Quando a Luz Apaga
Federação do Comércio vai reativar o seu Instituto de Pesquisas