Sergipe está se destacando como um dos estados com maior crescimento no turismo em 2024. Dados recentes apurados pelo Conselho de Turismo da Fecomércio São Paulo, compartilhados com o Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio Sergipe, apontam que o estado atingiu uma variação acumulada de +6,5% em julho, diante de julho do ano passado. Sendo a quarta maior do país e a maior da região Nordeste. O desempenho expressivo reflete uma série de fatores que vêm influenciando positivamente o setor no estado, consolidando Sergipe como um destino emergente no cenário turístico brasileiro. O estudo será discutido no evento Debates Empresariais, na próxima quarta-feira (02), às 17 horas, no auditório do Senac da avenida Ivo do Prado.
O crescimento do turismo sergipano também está sendo analisado com profundidade. A métrica foi realizada pela Fecomércio São Paulo e analisada pela Fecomércio Sergipe, numa colaboração entre os economistas Guilherme Dietze e Marcio Rocha, que apontaram para uma convergência positiva de fatores econômicos e estratégicos no setor. O estudo revelou que o estado tem potencializado suas ações de fomento ao turismo, enquanto melhora a infraestrutura e diversifica suas ofertas, o que tem gerado um impacto significativo na movimentação de turistas e na economia local. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, recebeu a análise e comemorou os resultados apresentados.
“Estamos colhendo os frutos do que têm sido plantado ao longo desses últimos anos. O desempenho de Sergipe reflete uma gestão eficiente de recursos e políticas públicas, que posiciona o crescimento do turismo no estado como um reflexo da integração entre as demandas do mercado e a oferta de novos atrativos. Entre os principais fatores que impulsionaram esse crescimento, destaca-se o investimento em infraestrutura turística. Ao longo dos últimos anos, Sergipe tem se dedicado à modernização e melhoria de acessos a pontos turísticos, com destaque para a ampliação da Orla de Atalaia até a praia do Viral e a expansão de estradas que facilitam o acesso a regiões como os Cânions de Xingó, um dos grandes atrativos do estado. Essa melhoria na infraestrutura tem tornado o estado mais acessível e atraente tanto para turistas nacionais quanto internacionais, que está posicionando Sergipe como o estado que mais cresce no turismo do Nordeste e o quarto no Brasil”, disse Marcos Andrade.
Outro fator que tem influenciado o crescimento é a maior diversificação das ofertas turísticas. Sergipe tem investido em promover o turismo ecológico, cultural e de aventura. Além dos tradicionais destinos de praia, como Aracaju e a Praia do Saco, o estado tem apostado no turismo rural e no ecoturismo, valorizando paisagens naturais como a Rota do Cangaço e o Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Esses atrativos ampliam o leque de opções para turistas que buscam experiências além do sol e mar. Os investimentos nas políticas de turismo, buscando o fortalecimento da atividade deram resultados econômicos significativos em movimentação de recursos nas empresas do estado, o economista Marcio Rocha explica a monta auferida no período estudado.
“Sergipe está num momento muito bom no que diz respeito ao turismo. As ações que têm sido realizadas para desenvolver a economia do turismo no estado têm dado muito certo. Entre janeiro e julho movimentamos quase 400 milhões de reais nas empresas do setor e isso é um dado a se comemorar muito. Nosso estado está se posicionando entre os melhores do turismo no Brasil, e os frutos disso são os novos empregos gerados para os sergipanos, fortalecendo ainda mais as atividades econômicas e injetando novos recursos no mercado, dando força para o turismo, que se mostra um setor imprescindível para a transformação econômica de Sergipe”, disse Marcio Rocha.
Por trás desse cenário promissor, as iniciativas do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac têm sido fundamentais para alavancar o turismo em Sergipe. Programas como o Vai Turismo, que integra ações em prol do desenvolvimento sustentável do setor, e a qualificação profissional oferecida pelo Senac, têm preparado os profissionais para atender as demandas do mercado turístico em crescimento, conforme explica o presidente Marcos Andrade.
“A Semana da Sergipanidade, evento que celebra a cultura e identidade do estado, e o Natal Iluminado, que transforma Aracaju em um grande atrativo durante as festividades de final de ano, são ações que fortalecem a imagem de Sergipe como um destino diversificado e atrativo durante o ano todo. Essas iniciativas não apenas impulsionam o turismo local, mas também ajudam a consolidar o estado como uma referência de desenvolvimento sustentável e qualificação no setor turístico. Esperamos uma elevação ainda maior para o período final do ano, diante do que temos para realizar nos próximos meses, em parceria com o Governo do Estado”, afirmou Marcos Andrade.
A promoção turística também tem sido um diferencial. O governo estadual, em parceria com o trade turístico, intensificou campanhas de marketing focadas em divulgar Sergipe como um destino seguro, acessível e diversificado. Esse esforço de comunicação tem atraído novos visitantes, especialmente vindos de estados vizinhos como Bahia, Pernambuco e Alagoas, além de outras regiões do Brasil.
Além disso, Sergipe tem se beneficiado de um cenário econômico mais favorável, com a retomada do setor de serviços e do turismo a partir de 2023. A estabilização dos preços das passagens aéreas e pacotes turísticos, combinada com incentivos para o turismo interno, como o uso de plataformas digitais para divulgar e comercializar pacotes turísticos, também contribuíram para o aumento do fluxo de visitantes.
A segurança também é um fator crucial. O estado tem trabalhado na redução de índices de criminalidade, o que melhora a percepção de Sergipe como um destino seguro para turistas. Esse avanço, somado à hospitalidade característica do povo sergipano, reforça o estado como um local acolhedor e confiável para quem deseja explorar suas belezas naturais e culturais.
Por fim, o turismo de eventos também tem desempenhado um papel significativo no desempenho de Sergipe. A capital, Aracaju, tem se consolidado como um polo para eventos corporativos e culturais, desde a volta das atividades do Centro de Convenções AM Malls, atraindo um público crescente que também aproveita para conhecer os demais atrativos do estado. O economista Guilherme Dietze faz uma boa previsão aceca do futuro do turismo sergipano.
“Com um cenário promissor e crescimento contínuo, Sergipe se posiciona como um dos destinos mais dinâmicos do turismo nacional. Se o ritmo de crescimento continuar, o estado poderá se firmar como uma das grandes referências de desenvolvimento turístico do Nordeste nos próximos anos, mostrando que o investimento em infraestrutura, promoção e diversificação de atividades turísticas pode gerar resultados expressivos”, prediz Guilherme Dietze, responsável pelo estudo que mediu a evolução do turismo sergipano.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Senac promove Gincana Aprendiz Sustentável
- Fecomércio se reúne com representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China
- Varejo deverá ter a melhor Páscoa dos últimos Cinco Anos
- Natal Iluminado: Encantos e segurança garantem diversão das famílias
- Endividamento familiar retoma trajetória de redução em Sergipe
- Empresários do comércio apresentam alto grau de confiança na economia
- Setor de Serviços cresce 7,2% em junho