Com o intuito de trazer qualificação para a produção de artesanato de barro no município de Santana do São Francisco, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac realizou uma visita técnica ao Mosteiro Zen Morro da Vagem, localizado na cidade de Ibiraçu, Espírito Santo.
A visita aconteceu nesta quinta-feira (20), e estavam presentes o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, os diretores regionais do Sesc e Senac, Aparecida Farias e Nilson Lima, respectivamente, o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, a primeira dama, Renata Roriz, a secretária de turismo de Santana, Kaysyane Santos, o secretário de Finanças de Santana, Johnata Fortes, o presidente da Câmara de Vereadores de Santana, Jaldo Camilo, o presidente da Associação dos Artesãos, Edson Marques Barreto, o arquiteto do Senac-SE, Quiones Aquino, e o arquiteto da Secretaria do Trabalho de Sergipe, Alan Oliveira.

Acompanhados pelo monge Kendo, líder deste mosteiro zen que é o primeiro da América Latina, puderam entender sobre o processo de modelagem, confecção e vitrificação das artes de barro. Essas peças são produzidas de forma manual pela escola oficina de cerâmica Kanzeon, um projeto social de capacitação profissional, geração de renda e reinserção social que atua dentro do mosteiro.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe busca levar essa mesma profissionalização na produção de cerâmica com a instalação de uma nova unidade do Senac em Santana do São Francisco, que será voltada para capacitação da mão de obra de artesãos que vendem produtos de barro.
Para o presidente Marcos Andrade esta é uma oportunidade em que as entidades podem se unir, trabalhar em conjunto, para incentivar a geração de emprego e renda no município de Santana.

“A visita técnica é com o objetivo de mostrar a capacidade de vitrificar o barro. E aqui é um modelo não insalubre, onde o cooperativismo prevalece e onde a somação entre todas as partes, seja do governo municipal, seja do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, seja do governo estadual também prevalece. Ou seja, todos participam, todos se entendem e todos se somam em prol de um objetivo comum, que é a geração de emprego e renda e a qualidade das peças, já que tem designers também envolvidos”, afirmou o presidente Marcos Andrade.
Com a técnica de vitrificação do barro, os artesãos locais terão a oportunidade de alavancar as suas vendas e criar um produto com um maior valor agregado. Essa iniciativa, que vem sendo promovida em parceria com o Governo do Estado, além de qualificar o produto, busca ajudar na geração de emprego e renda e impulsionar o turismo na região do baixo São Francisco.

Santana do São Francisco é conhecida como a “Capital do Artesanato de Barro”, título oficializado pela Lei nº 8.981/2022, e atualmente possui cerca de 600 artesãos que trabalham em, aproximadamente, 40 olarias, ateliês e fabriquetas. Todo esse potencial será explorado e potencializado com a atuação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac dentro do município.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Roupas, brinquedos e calçados lideram preferência de compra para o natal
Lojistas apreensivos com a inadimplência
Entrevista : Ancelmo Oliveira – Mudanças no Fórum Empresarial
Fecomércio participa do lançamento do selo “Sergipe é o País do Forró”
Coordenador de Comunicação da Fecomércio fala sobre desafios da comunicação interna em “Almoço com RH”
Sistema Fecomércio completa 70 anos atuando pelo desenvolvimento de Sergipe
Mercado têxtil de Tobias Barreto deve crescer com projeto Vai Turismo