De acordo com dados da Aena Brasil, o Aeroporto de Aracaju apresentou elevação de movimentação de passageiros em +21,9% no mês de agosto, no comparativo com agosto de 2022, o que mostra um crescimento significativo na movimentação de visitantes em Sergipe que vêm ao estado por via aérea. O resultado indica que Sergipe apresenta crescimento no fluxo de turistas.
A movimentação do Aeroporto de Aracaju nos oito primeiros meses de 2023 aumentou em +25,04% diante do mesmo período corrente do ano passado, com mais de 770 mil embarques e desembarques no estado. O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, disse que a elevação é um ponto positivo para a economia do estado, principalmente nas demandas de turismo.
“O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac realizou uma pesquisa inédita a pedido do Governo do Estado, para compreender melhor as demandas do turismo em Sergipe. Identificamos que recebemos visitantes de 18 estados e estrangeiros de dois países. Com isso, entendemos o perfil do turista no período do São João e com nosso trabalho, ajudar nos projetos de políticas públicas do turismo, para fortalecer ainda mais o turismo sergipano. A elevação dos passageiros no Aeroporto de Aracaju mostra que as ações desenvolvidas trazem resultados tangíveis para nosso estado”, afirmou Fernando Carvalho.
Ações de grande porte para captação de turistas, a exemplo dos eventos em que Sergipe tem participado em nível nacional, além de realizações de programação de turismo de lazer e eventos de grande porte que têm acontecido no estado são impulsionadores do turismo no estado, segundo o coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcio Rocha.
“Sergipe apresentar aumento no número de passageiros é significativamente importante para nossos resultados da economia do turismo. Pois há uma atuação direta de vários entes para que se faça a maior captação de turistas possível para conhecer as belezas naturais e o que nosso estado tem para oferecer de melhor. Todos os agentes envolvidos, nos quais também se inclui o trabalho do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, por meio do projeto Vai Turismo, estão trabalhando para que o estado seja fortalecido no processo de posicionamento no cenário turístico nacional, marcando de vez sua presença no roteiro brasileiro. Isso é muito bom para a nossa geração de emprego e renda”, disse Rocha.
De acordo com a pesquisa realizada pela Fecomércio, 82% dos visitantes em terras sergipanas vêm para desfrutar de programação de eventos e lazer, o que sempre foi o ponto forte do estado na participação do turismo. Contudo, o aumento de eventos corporativos no Centro Internacional de Convenções, deverá promover a ampliação da participação desse tipo de vinda de turistas para Sergipe. Em visita ao Centro de Convenções AM Malls, o presidente Fernando Carvalho destacou que o momento é para trabalhar a ampliação da captação de ações que possam promover maior visitação no estado em termos de eventos de categorias específicas.
O conselheiro da Fecomércio, Marcos Andrade, valorizou a elevação da movimentação do Aeroporto de Aracaju e lembrou que tem trabalhado para que Sergipe tenha mais amplitude de divulgação como destino de turismo.
“O turismo é um importante movimentador da economia de nosso estado, mas ainda precisa aumentar sua participação na economia. Temos trabalhado na Fecomércio para que esse ciclo seja acelerado e busquemos mais oportunidades de oferecer roteiros locais, destinos a serem explorados e promoção de eventos que tragam mais turistas para Sergipe. O estado decola quando se refere ao Vai Turismo, por exemplo, que tem se destacado nacionalmente por oferecer modelos inovadores e atrativos para o público”, comentou Marcos Andrade.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Fernando Carvalho, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Sergipe eleva posição como destino de turismo
- Sergipe avança no Vai Turismo, diz Alexandre Sampaio
- Pré-Caju é alavanca para o turismo
- Fim do PERSE prejudica empresas de serviços, colocando turismo em risco
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Eventos da Fecomércio movimentaram mais de 4 milhões de reais na economia
- Expopesca 2023 é aberta em Aracaju