*Marcos Andrade
Nos dias 16 e 17 de maio, o Brasil celebrará a Semana S do Comércio, uma iniciativa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que visa ampliar o entendimento da sociedade sobre a atuação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Mais do que uma programação institucional, este movimento é um convite à reflexão sobre o verdadeiro alcance e o impacto social de nossas ações. É a oportunidade ideal para que o sergipano conheça ainda mais o que fazemos, como fazemos e, principalmente, a razão da nossa existência: transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento.
Em Sergipe, a atuação do Sistema é viva, presente e capilarizada. Atingimos os 75 municípios do estado com serviços de excelência por meio de unidades físicas e móveis, seja com o compromisso social do Sesc, a força da qualificação profissional do Senac ou a atuação institucional da Fecomércio na defesa e fomento do setor terciário. Onde há comércio, há o Sistema; onde há pessoas, há presença, cuidado e oportunidade.
O Senac, por exemplo, tem promovido uma verdadeira revolução na vida de milhares de sergipanos. Só em 2024, mais de 26 mil alunos foram qualificados gratuitamente por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), sendo preparados para atuar com competência e dignidade no mercado de trabalho. São cursos de gastronomia, beleza, gestão, saúde, tecnologia, turismo e muitos outros segmentos que atendem às demandas reais da economia local. O Senac tem um portfolio superior a 250 cursos de capacitação, para atender as demandas do mercado sergipano.
Do outro lado, o Sesc reafirma sua missão de acolher, educar, cuidar e nutrir. Em 2024, o programa Mesa Brasil Sesc já distribuiu mais de 640 toneladas de alimentos para 552 mil pessoas, através de instituições, atendendo a um quarto da população sergipana que vive situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, garantindo comida no prato e dignidade para milhares de pessoas. Além disso, os serviços de saúde, cultura, lazer, educação e assistência social alcançam todos os territórios do estado, seja por meio de unidades fixas, seja com unidades móveis que levam atendimento de ponta aos lugares mais distantes.
Mas nosso trabalho não se limita à assistência ou à educação profissional. A Fecomércio atua fortemente na representação institucional do comércio, na geração de dados e estudos que orientam políticas públicas e estratégias empresariais, além da realização de projetos estruturantes em parceria com o poder público.
Um dos grandes marcos dessa atuação conjunta é o projeto Vai Turismo, iniciativa nacional da CNC e abraçada com vigor pela Fecomércio Sergipe. Trata-se de um programa voltado ao planejamento do turismo como vetor de desenvolvimento regional, promovendo qualificação, reestruturação urbana, valorização cultural e estímulo à economia criativa. Municípios atendidos pelo Vai Turismo já vivenciam uma verdadeira revolução, com o setor ganhando protagonismo como gerador de empregos, renda e autoestima para a população.
É por tudo isso que o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe se apresenta como um dos maiores agentes de transformação social e econômica do estado. Não somos apenas uma estrutura de apoio ao comércio. Somos educação, cultura, saúde, desenvolvimento, cidadania e esperança. Somos parte da vida de milhares de sergipanos, e temos orgulho de dizer: onde há um desafio, nós chegamos com soluções; onde há uma necessidade, nós entregamos compromisso; e onde há gente, nós estamos presentes para transformar.
Nesta Semana S do Comércio, convido você, cidadão sergipano, para vir à Praça Fausto Cardoso, durante os dois dias, para que venha a conhecer mais de perto o que fazemos. Porque nosso trabalho vai além de números e ações: ele toca vidas, constrói caminhos e abre portas para o futuro. Isso é cuidar de pessoas. E cuidar de pessoas nos aproxima.
*Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, é graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, além de pós-graduado em Perícia Contábil, Auditoria, Rádio e TV. Possui ainda formação internacional em Empreendedorismo pela Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, Itália.
Notícias Relacionadas
Consumo em Sergipe crescerá 4,6% em 2023
Receita de Serviços retrai 2,2% em Sergipe
Senac Glória será maior unidade pedagógica do sertão sergipano
Radar Legislativo 006
Toma posse a nova Diretoria da CNC
Fecomércio se reúne com representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China
- Academia Livre em Nossa Senhora do Socorro