O Projeto “Vai Turismo”, desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, que visa promover o desenvolvimento do turismo no estado foi discutido em Brasília nesta semana pelo secretário de Estado do Turismo (Setur), Marcos Franco, e pelo senador sergipano Laércio Oliveira. Marcos Franco comentou sobre o andamento do projeto, que conta com a participação da Secretaria de Estado do Turismo em seu desenvolvimento, comemorando os avanços que estão sendo apresentados à cada momento do planejamento estratégico realizado pela Fecomércio, Setur e as prefeituras municipais das cidades de São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaianinha e Tobias Barreto.
Em suas ações de pesquisas de campo, a equipe multidisciplinar do “Vai Turismo” está seguindo pelas cidades, identificando os pontos importantes do turismo regional, elencando as oportunidades existentes e elaborando as ações individuais de cada cidade, para potencializar o turismo interno e externo. O foco inicial reside nos roteiros históricos, culturais, religiosos, compras e experiência nas cidades elencadas pelo projeto, com foco no desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. O senador e ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, valorizou a iniciativa.
“Acredito que elegendo o turismo como estratégia de desenvolvimento e vinculando seu enorme potencial às vocações econômicas de cada cidade daremos um passo consciente e responsável, inclusivo e sustentável. E a consequência disso, como eu sempre falo, é geração de emprego e renda. E o Vai Turismo está nesse contexto, como um agente indutor da revolução econômica nas cidades sergipanas”, explicou Laércio.
O senador fez uma videochamada para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, e conversou longamente sobre o andamento das ações do “Vai Turismo” em Sergipe. Andrade explicou o andamento das etapas e detalhou pormenores das visitas técnicas nos municípios, mostrando ânimo para as próximas realizações e a ação operacional para o benefício das cidades.
“Primeiro nós trabalhamos a formatação do projeto, escolhemos as cidades e conhecemos a realidade de cada uma, com suas peculiaridades e características únicas. Daí passamos a pensar o melhor meio de atender cada cidade de forma completa e levar os benefícios do projeto para os municípios. Agora estamos coletando as informações técnicas e preparando o plano de ação para cada uma das cidades, com o que deve ser feito pela Fecomércio, pelos empresários, e pelo poder público. Afinal, o Vai Turismo é uma política de Estado, com a finalidade de seguir de forma perene ao longo do tempo”, disse Marcos Andrade.
O Sistema Fecomércio irá promover a capacitação profissional nas cidades, de acordo com as principais demandas da economia do turismo de cada uma, além de promover ações de visitação de turistas nos municípios. Para fortalecer a iniciativa, o presidente Marcos Andrade também está intencionado em instalar unidades do Sesc e Senac em cada um dos quatro municípios que fazem parte do projeto piloto do “Vai Turismo”.
Notícias Relacionadas
- Fecomércio assina projetos de novas obras
- Fecomércio completa 75 anos de serviços prestados aos sergipanos
- Coração de Aracaju pulsa luz com Natal Iluminado
- Expopesca reúne agentes do setor produtivo e movimenta cadeia de pesca e aquicultura
- Sindcom quer evitar migração de empresas para a Bahia
- Fecomércio participa de evento para pessoas com deficiência
- Festas juninas impulsionaram crescimento do comércio em Sergipe